segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quarta Leva: Weissbier entre amigos - 60 Litros

Domingo, 29 de setembro de 2013

Finalmente havia chegado o grande dia da primeira brassagem da Patrulha da cerveja, uma turma de amigos formado por 5 aspirantes cervejeiros.
Meu irmão Glauco foi o primeiro a começar a fazer cerveja com seu amigo Alexandre, logo em seguida eu iniciei minhas produções e não demorou muito para nossos amigos, Fucho e Vitor, criarem interesse.
Foi assim que tudo começou, certo dia nos encontramos no AP do Glauco e fizemos uma lista dos equipamentos necessários, são 5 sócios, o que facilita muito a compra dos equipamentos.
Optamos por comprar caldeirões de 68 Litros para fazer levas de 50 Litros, algumas semanas depois eu comecei a comprar os equipamentos pois trabalho próximo aos fornecedores, eu fiquei responsável pela parte técnica pois sempre tive facilidade e gosto muito de ferramentas, se for para furar, soldar, apertar, pregar, martelar, é comigo mesmo.


Fiz a instalação das válvulas, montei a bazzoka(filtro de malte), o Vítor me ajudou a enrolar o chiller de cobre, instalamos a torneira no fermentador e fizemos o furo na tampa para a instalação do airlock. Programei e fiz a instalação elétrica do termostato na geladeira.

 A Receita
6,5kg Malte de cevada
6kg Malte de trigo
2 saches de Fermento Munich
4 Galões de Água Bona fonte de 20Litros
Rampas
15 Minutos 40ºC
15 Minutos 55ºC
70 Minutos 68ºC
10 Minutos 78ºC Mash-out

Nossa eficiência ficou em incríveis 93%
Conseguimos 55 Litros de mosto no fermentador descontando o Trub.
OG de 1.063 - Poderíamos ter colocado mais água para baixar a OG mas resolvemos deixar a cerveja mais forte que no final deve ficar com 6,5% de álcool.


 Glauco, Vitor e Fucho começaram a preparar os equipamentos por volta de 12h30, moeram o malte com a ajuda de uma furadeira acoplada ao moedor. Foi feita a montagem do fogareiro Jackwal GB-13, demorou um pouco até descobrirem que existe uma regulagem da chama do fogareiro, o caldeirão no inicio ficou todo preto e a chama estava vermelha, com a regulagem ficou com uma bela chama azul e parou de criar fuligem.
O Alexandre infelizmente teve um imprevisto e não pode participar na primeira brassagem, eu cheguei umas 15hs e comecei instalando a torneira no fermentador, fiz o chiller na hora, instalei o termostato e preparei a bomba d'água, enquanto isso o pessoal estava monitorando a brassagem.
 
Glauco e Anderson Lisboa vulgo Fucho, fofucho para os mais íntimos kkk.
Nos cedeu o espaço em sua residência.

Fizemos a re-circulação com a bomba d'água de máquina de lavar roupas por 15 minutos, depois fizemos a lavagem utilizando a bomba por cerca de 40 minutos.


Veja o fogareiro Jackwal GB-13 de alta pressão, um monstro, uma potência impressionante.

Com apenas um fogareiro, tivemos que retirar o caldeirão de mostura e levantar o caldeirão de fervura cheio até a boca após a lavagem dos grãos e colocar no fogareiro, foi a parte mais complicada, aja braço, é muito pesado. No inicio da fervura quando adicionamos o lúpulo a fervura levantou de uma vez, rapidamente e transbordou um pouco.

Para resfriar os  60 Litros de mosto nosso chiller de 15 metros de cobre realizou a tarefa em trinta e oito minutos.

Chegou a hora de transferir o mosto resfriado para a bombona de fermentação, abrimos a válvula e enchemos um pouco, fechamos e adicionamos os 2 saches de fermento e voltamos a abrir a válvula para despejar o mosto por cima do fermento e misturar bem, a queda do mosto já é suficiente para aerar pois com a fervura o líquido perde oxigênio e nossas leveduras precisam dele para se reproduzir.
 Fechamos o fermentador e colocamos na geladeira, levamos um susto porque a porta não estava fechando,
mas conseguimos organizar.

No final deu tudo certo, já estamos pensando em comprar um caldeirão de fervura maior para produzir 100Litros.

Um comentário:

  1. Meu isso eh muito legal! Parabéns pra vocês por estarem se empenhando nessa aventura que, como eu sei que o bom gosto por cerveja boa não falta, tenho certeza que isso ira dar muito certo! Nao vejo a hora de poder experimentar :)

    ResponderExcluir