domingo, 1 de setembro de 2013

Primeira Leva - Degustação da Witbier Gruit





Ontem abri uma pequena garrafa de 300ml com 5 dias de carbonatação e o resultado ficou ótimo!
Ainda precisa carbonatar mais, vou deixar 1 mês.

Avaliação: a espuma está branca, não está alta mas é persistente, a cor ficou muito bonita como podem ver nas fotos, o sabor de laranja está bastante presente, o amargor está um pouco acima do estilo.
É uma cerveja para apreciar e tomar pouco porque manda muita informação no sabor, possui um leve adocicado, quase imperceptível, deixa um retrogosto amargo e seco com o sabor da laranja presente por um longo período e uma leve picância nos lábios, não chega a incomodar.
O aroma está bem herbal, a erva de São João e a camomila deixaram a cerveja bem cheirosa.
O coentro pensei que iria me incomodar muito pois exagerei na dose mas não está atrapalhando o conjunto. Irei fazer minha avaliação final após 1 mês na garrafa, quero ver como fica a carbonatação que na minha opinião ainda está insuficiente, 5 dias é de se esperar pouco gás.
Para minha primeira cerveja acho que ficou excelente, outros cervejeiros iniciantes preferem seguir e reproduzir uma receita fácil, eu preferi começar experimentando e testando diversos ingredientes, uma escolha ousada, poderia resultar em uma bebida intragável mas tomei todas precauções, testei bem as ervas fazendo infusões e anotando tudo, a quantidade de liquido e o peso da erva utilizada, foram diversos chás para sentir o amargor e aroma.
Achei muito boa a idéia de fazer cerveja com ervas, que na minha opinião vendo o resultado, posso afirmar que substitui muito bem o lúpulo, usei meu malte caseiro de trigo e como fermento utilizei fermento biológico seco para pão, outra surpresa foi o resultado pois não sabia como iria ficar e agora posso dizer que pelo menos na minha cerveja condimentada ficou bom. A cerveja não estava com sabor ou cheiro de pão como muitos diziam que poderia ter e não ficou azeda. 
A atenuação foi boa  OG 1.050 e FG 1.011.
Preciso colocar a receita e dizer como foi o processo. 
Em breve!

Um comentário:

  1. Bruno boa noite,

    Teria como você me encaminhar está receita desta witbier acho que ficou ótima, qual o tipo de malte você utilizou?

    Att,

    Junior

    ResponderExcluir