segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Primeira Leva - Engarrafando a WitBier Gruit

Engarrafando minha primeira Leva

A witbier Gruit já está quase acabando kkk, só agora estou compartilhando a experiência de engarrafar minha primeira leva, daqui a 7 dias eu estarei engarrafando a segunda leva, uma Strong Golden Ale, para registrar o momento segue os fatos.

O tão esperado dia chegou, vou engarrafar a minha primeira leva de cerveja artesanal.
Retirei o balde de maturação da geladeira (foto 1) após 7 dias de maturação. 

5 dias a 10ºC e 2 dias a 2ºC.
(Foto 1)

Ainda ficou um pouco de sedimento no fundo do balde (Foto 2). Transferi a cerveja para outro balde com o primming para engarrafar. Utilizei 8g de açúcar invertido para cada litro. Esse açúcar serve para iniciar a segunda fermentação que ocorre dentro da garrafa para criar o gás da cerveja.

(Foto 2)

Fiz a limpeza das garrafas e depois a sanitização (Foto 3) com podivine, um anti-séptico encontrado em qualquer farmácia.12,5ml para cada 10 Litros de água. Deixei as garrafas uns 15 minutos na solução.

(Foto 3)

 Fiz também a sanitização das tampinhas com a solução de povidine (Foto 4).

(Foto 4)


O Resultado



 Consegui engarrafar 15 garrafas de 600ml, 6 garrafas de 300ml e uma de 500ml que não está na foto. 

Dos 19 litros que foram para 2 fermentadores no final sobraram apenas 11,3Litros engarrafados. 
Perdi 6 Litros em sedimentos, +ou- 3 litros em cada fermentador e o restante 1,7Litros no balde de maturação, isso devido aos meus problemas de entupimento na brassagem e grande quantidade de cereais com moagem muito fina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário