domingo, 8 de setembro de 2013

Primeira Leva - Brassagem Witbier Gruit

Olha essa primeira brassagem foi quase um pesadelo, comecei muito tarde domingo 11/08 as 17h30
tive muitos imprevistos que me atrasaram muito, fui terminar essa brincadeira 4hs da manha de segunda-feira tendo que levantar as 6h30 para trabalhar.
Minhas rampas de temperatura foram essas.

15 minutos a 45ºC
20 minutos a 55ºC
1h30 a 68ºC
10 minutos a 78ºC mash out


Não utilizei um saco de tecido voal, o que seria correto pois utilizei aveia e trigo para kibe, o Resultado - Bazzoka severamente entupida. O tempo passando, o mosto foi esfriando, eu tentando retirar algum liquido pela válvula  e aquele fio saindo, quase nada, fui ficando nervoso, o tempo passando, liguei o fogo para manter a temperatura e com mais calma com o auxilio da minha pá fui
raspando a malha da bazzoka para sair o mosto.

Enquanto isso, tinha deixado 3 panelas pequenas no forno do fogão que estava ligado para esquentar
a minha água de lavagem pois ainda não tinha uma segunda panela e lugar para esquentar a água.

Adicionei a água por cima dos grãos e consegui a quantidade de mosto que precisava para a fervura e reservei em 2 baldes.  Enquanto isso fui lavar a panela e retirar a bazzoka para receber o mosto.

Tudo pronto para a fervura, coloquei o mosto na panela e liguei em 2 bocas do meu fogão. Como estava demorando muito centralizei a panela no meio do fogão e liguei as 4 bocas, mesmo assim demorou 1h30 para começar a levantar fervura.

Fervura de 90 minutos

Adicionei as ervas direto no mosto sem utilizar nenhum saco. (outro erro)

Quando fui resfriar o mosto, na junção do chiller e da mangueira mesmo com abraçadeira começou a esguichar água para dentro da panela, tive que enrolar um pano e colocar um balde por baixo para pingar a água.

Depois de 30 minutos de resfriamento hora de transferir o mosto para o fermentador e adivinha o que aconteceu? outra encrenca as ervas entupiram a saída da válvula de esfera. Peguei uma mangueira e retirei o mosto por cima.

 Coloquei o fermento no balde e tampei.

Estava cansado e ainda tinha a cozinha para lavar, com tantos imprevistos o chão estava um melado, tinha respingos por todo lado.

Aprendi muitas lições nessa primeira brassagem. A principal é planejamento, ter calma e prever alguns imprevistos e saber lidar com isso mas como disse planejamento é o principal elimina muita dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário