terça-feira, 13 de agosto de 2013

O início!

Meu interesse por cervejas especiais começou entre 2002 e 2003 quando morei na terra do tio Sam, no estado do colorado, em Denver. Conheci em um bar russo que eu frequentava no centro de Denver, uma cerveja forte, encorpada chamada Baltika, até então estava acostumado apenas com as cervejas comerciais, fracas em sabor, aroma e aguadas, desde então não consegui esquecer aquele sabor incrível, baltika number 6, number 9, ficava bem alegre com apenas 2 garrafas, graduação alcoólica alta.
Quando voltei ao Brasil no final de 2003, procurei pra todo lado sem sucesso a tal cerveja baltika, foi então que descobri na internet que era possível fabricar em casa qualquer tipo de cerveja e desde então essa ideia foi crescendo.
Os anos foram passando, casamento, filhos e outros problemas, até que conversando com meu irmão esse ano, ele me disse que iria fazer cerveja, eu pensei "Nossa não é possível que meu irmão vai começar primeiro que eu", já tinha comprado e guardado, um moedor de malte e um fermentador, ele nem imaginava, e ficou surpreso em saber que já pensava em fazer cerveja a algum tempo, emprestei minhas coisas pra ele fazer sua primeira leva. O meu irmão fez uma cerveja de trigo com um amigo dele do trabalho, foi uma leva de 5 Litros, ficou muito boa, com bastante álcool pois ele ainda não tinha muita noção da evaporação da água e a densidade ficou muito alta. 
Já na segunda brassagem, ele me chamou para ajuda-lo na produção de outra cerveja de trigo, também uma leva de 5 litros, essa ficou com menos álcool, pois já foi feito o calculo de evaporação, depois dessa brassagem decidi iniciar minha própria produção, pensei... "Puxa vida, toma vergonha na cara, não é tão complicado, tá esperando o que" Fui comprando aos poucos os equipamentos e nesse tempo pesquisei e produzi o meu próprio malte de trigo, uns 2 meses depois fiz uma leva de 20 Litros domingo dia 11/08/2013 nada mais que 10 anos depois do meu primeiro contato com a Baltika, lógico que quero fazer uma cerveja parecida, uma Porter, estou pesquisando um clone da Baltika. 
Logo mais vou comentar a experiência da minha primeira brassagem, tive alguns imprevistos mas até agora está tudo ok, comecei inventando... fiz uma witbier Gruit, para quem não sabe Gruit é uma cerveja que usa ervas no lugar do lúpulo, utilizei meu malte de trigo caseiro e fermento de pão.
Conheci esse estilo Gruit no blog de outro cervejeiro, Henrik Boden do RJ.
A fermentação tá uma maravilha!

Eu digo uma coisa para encerrar, nunca é tarde para começar!!

Obrigado irmãozinho, se você não tivesse começado, provavelmente eu continuaria mergulhado na minha rotina e nas minhas dificuldades diárias e não me lembraria que um dia pensei em fazer cerveja, mas ainda bem que comecei, porque é um hobby muito bom e prazeroso!

Agradecimentos a cerveja Baltika, não posso me esquecer! Bolshoe spasibo Russia, Poka !
Muito obrigado Rússia, até logo!

Um comentário:

  1. Que isso meu querido irmão, fico feliz de ter dado esse impulso inicial para que você começasse também a fazer cerveja, é um hobby fantástico e estou gostando muito. Obrigado por me emprestar o chiller, o resfriamento foi bem rápido, bem melhor do que gelo......rs em breve você experimenta a minha witbier que foi pro fermentador hoje. Grande abraço!

    ResponderExcluir