quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Malte caseiro de Trigo

Porque não?

     Foi essa a pergunta que me fiz antes de iniciar a produção de malte caseiro. Trabalho na zona cerealista em São Paulo,  comércio de cereais, especiarias, isso facilita a compra a preços módicos, cereais como o trigo, centeio, cevada, aveia,  açúcar mascavo, coentro, cominho, camomila, gengibre em pó, canela em pó, canela em pau, anis estrelado, ervas, etc. Tudo que preciso tenho fácil no meu dia a dia, desde insumos aos equipamentos, poucos minutos de caminhada estou na Rua Paula Souza para comprar caldeirões e utencílios de cozinha, caminho mais um pouco e estou na Rua Florêncio de Abreu onde posso comprar, válvulas, conexões, termômetro, termostato, mangueiras, etc.

     Iniciei uma rápida pesquisa na internet e consegui informações suficientes para começar. Encontrei um trabalho sobre cerveja da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Química e engenharia de alimentos que me foi muito útil.
O processo não é complicado, a germinação do trigo é fácil, tive sucesso com o trigo, já a cevada não consegui germinação o que atribuo possivelmente a qualidade da cevada, velha ou que tenha sido utilizado secador para diminuir a umidade após a colheita.

Vamos ao Processo que se divide em 4 etapas:


Maceração: O cereal é molhado para aumentar a umidade. Divide-se em período molhado e seco. Coloquei o trigo em um balde com água por 8 horas depois drenei a água e deixei por 8 horas sem água, mais 8 horas na água e depois drenei novamente e coloquei em uma assadeira para iniciar a germinação.
Germinação: Nessa etapa temos que manter o cereal em uma temperatura mais quente, pode colocar a assadeira com o cereal dentro de um saco de lixo preto e deixar dentro do forno do fogão até atingir o ponto correto para interromper a germinação, quando as pequenas raízes atingir o comprimento igual ao tamanho do grão.

Secagem: A parte na minha opinião mais complicada, utilizei um aquecedor elétrico para a secagem, os grãos devem ser virados constantemente para secarem por igual. A temperatura deve ser controlada entre 60 e 80 graus.

Última etapa: Os Brotos são removidos dos grãos. Achei essa etapa também bem trabalhosa, fui esfregando um punhado de grãos nas mãos até retirar os brotos sobre uma peneira fina, depois peneirei para eliminar as partículas. O resultado que obtive foi um malte de trigo muito cheiroso, lembrando caramelo. A cor ficou desigual, alguns grãos mais alaranjados outros mais brancos para o tom de cinza, acho que isso se deve ao fato de eu não ter virado os grão o suficiente para secar por igual.

Bem.. para concluir gostei do processo todo, estou aprendendo e quero melhorar cada vez mais !

Logo irei testar e ver o resultado na bebida. Até mais!

12 comentários:

  1. Sera que voce faz exportacao p europa?? :) Depois fala como q ficou, acho show essa ideia de fazer cerveja caseira, qualquer coisa pede uns conselhos p o Clovinho e ja ta quase profissional nessa area ;)

    ResponderExcluir
  2. Grande Caveira! Domingo fiz 20Litros de Witbier, fermentou muito bem, ontem coloquei na geladeira para maturar, ficou com 5,2% de álcool e daqui 1 semana vou engarrafar. Fiz esse blog para incentivar as pessoas que conheço a fazer cerveja também, é um hobby muito gratificante, tomar uma cerveja sabendo que é uma criação sua. Você também pode fazer, os equipamentos em Londres são bem mais baratos que aqui. Não é difícil. Vai fundo, logo você envia cerveja pra cá e nós aqui pra vocês provarem, intercambio internacional de brejas! Vou criar uns artigos explicando o processo, já venho lendo sobre o assunto a alguns anos e já tinha começado a comprar uns equipamentos antes do meu irmão pensar nisso, mas por conta de tantos problemas pessoais não coloquei na prática, o clóvis agiu primeiro e eu logo em seguida tomei a iniciativa e comecei! Abraço irmãozinho!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno, tive o mesmo pensamento que você, partindo também do trabalho sobre cerveja da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Química e engenharia de alimentos que também me foi muito útil...enfim. Após fazer uma brassagem com o kit pilsen comercializado pela artebrew tentei produzir meu primeiro malte de trigo. Usei grãos sem casca como os seus só que os meus haviam passado pelo secador do terminal de graneis de minha cidade, funcionou muito bem. Deixei os grãos de molho por 2 horas e depois escorri o excesso e coloquei sobre um pano de pratos úmido deixando uma camada de 1 Cm no máximo pra manter a umidade...deixei em local claro sem sol direto e regava os grãos 3 vezes por dia para manter sempre úmido...ao final do segundo dia germinou e sequei os grãos ao sol quando os brotos estavam com 2 mm (meio grão). Quando estava bem seco coloquei em uma assadeira no forno por 15 Min. virando os grãos a cada 5....tudo feito no chute....o resultado foi ótimo. Não retirei os brotos pois ao secar o mesmo encolhe e fica uma pequena saliência. Agora estou bolando outra coisa...quero comprar as sementes e plantar meu próprio lúpulo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Daniel, sobre o lúpulo é complicado pelo nosso clima, já li sobre isso, mas boa sorte! abraço!

      Excluir
  4. Olá, Sou o Jones e moro no Oeste de Santa Catarina. Sobre o lúpulo, eu apoio sua vontade de cultivar, eu também tinha essa vontade e resolvi ir atras de sementes, mas são complicadas para germinar, aí busquei rizomas que são pedaços de raízes com brotos, encontrei no mercado livre Argentino, veio pelo correio certinho, plantei e dos quatro rizomas vingou um (cascade), e já no primeiro ano floriu, que segundo oque falavam apenas iria florir apartir do quinto ano... fiquei feliz agora e só esperar brotar o próximo ano, Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se vc já conseguiu fazer o malte a partir da cevada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir da cevada é complicado conseguir cevada com casca, eu encontro facilmente a cevadinha que é sem casca e não germina. Mas o processo é o mesmo.Estava pensando.. um torrador de café seria o ideal, porque vai girando e aquecendo por igual!

      Excluir
  6. Olá.
    Gostaria de compartilhar experiências cervejeira. Moro no interior do Paraná e consigo facilmente o trigo. Quero me dedicar na produção de cerveja com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu blog tá parado por falta de tempo, estou querendo voltar a fazer, vamos trocar idéias sim abraço.

      Excluir
  7. Fala parceiro, muito bom seu artigo, vc teria a referência de seu estudo, Universidade federal de Santa Catarina, ou um estudo mais recente, estou fazendo um TCC, isso iria me ajudar muito, se puder me mandar por email jefersonalves1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruno! Qual o tipo de trigo que você utilizou?

    ResponderExcluir