segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quinta Leva: Dubbel Coffee Stout Cocoa Gruit com Rapadura

Nessa minha quinta leva, eu me baseei na receita do Derso do blog Monstro cerveja Artesanal, Dubbel com rapadura, mas como meu objetivo é realizar experiências cervejísticas e sinto a necessidade de modificar as receitas, não poderia ser diferente, me baseei também nessa receita Gruit Artemísia Anti Imperial Stout do site Gruit Ale.com e também na receita Dubbel do mestre Ricardo Rosa do blog cervejarte.com/blog, cervejeiro que gosta muito de modificar as receitas originais, aprendi com ele a frase: "Lei da boa impureza" contrariando a Lei da pureza Alemã REINHEITSGEBOT onde dizia que as cervejas deveriam conter apenas, água, malte, lúpulo e fermento, Ricardo Rosa é fã como eu das cervejas Belgas.

Queria fazer uma cerveja mais escura, amarga, com sabor de café.

Resolvi chamar essa receita pelo simples nome:

DUBBEL COFFEE STOUT COCOA GRUIT COM RAPADURA

Dubbel porque basea-se nesse estilo, cerveja sabor frutado, aroma doce.
Stout porque usei malte torrado, caramelo e café, é sinonimo de cervejas escuras.
Gruit porque utilizei as ervas artemísia e Aquiléia.
Café e cacau irei utilizar na hora de engarrafar.

Receita:

2kg Malte Pilsen Agrária (nacional)
850g Malte Carahell Weyermann Importado (Alemanha)
200g Malte Caraaroma Weyermann Importado (Alemanha)
200g Malte de trigo torrado (Caseiro)
2,2kg Trigo em flocos
500g Centeio em flocos
250g Aveia em Flocos
500g Mel Flor de Laranjeira (60 minutos)
500g Rapadura (60 minutos)
250g Melado de cana (60 minutos)
20g Erva Artemísia (60 minutos)
20g Erva Aquiléia (60 minutos)
10g Lúpulo Harllertauer Mittelfruher (30 minutos)
10g Lúpulo Harllertauer Mittelfruher (3 minutos)
Fermento: S-33

Brassagem

Sábado, dia 05/10/2013

Iniciei a minha brassagem as 20hs do sábado e terminei as 4h30 de domingo.
O peso do malte foi de 6,2kg, para minha água de lavagem utilizei 2,5L para cada Kg de Malte
total de 15,5L,  arredondei para 16 Litros de água.

Fiz uma parada de 20 minutos a 55ºC e uma parada de 60 minutos a 66ºC

Recirculei por 15 minutos.


Descontando 1 Litro de água que é absorvido por cada kg de malte, foi para a panela de fervura 9,7Litros de mosto e utilizei 19 litros de água na lavagem que durou 1 hora.
No final da lavagem obtive 26 Litros de mosto.

No inicio da fervura adicionei  20g de Artemísia e 20g de Aquiléia utilizando um saco feito de voil (voal) para infusão, adicionei o mel, a rapadura e o melado de cana. 
30 minutos adicionei 10g Lúpulo Harllertauer Mittelfruher 
3 minutos finais adicionei 10g Lúpulo Harllertauer Mittelfruher

Resfriei o mosto com meu chiller de 15 metros de alumínio em 20 minutos.

Consegui retirar 20,5 Litros de mosto. A OG ficou um pouco baixa para o estilo 1.057, se tivesse deixado ferver mais... pretendo deixar fermentar por 15 dias e espero conseguir pelo menos um ABV 6,8% com o primming.

Estou tendo ótimos resultados colocando o fermento primeiro no fundo do fermentador e adicionando o mosto por cima aerando com a queda, percebi que a atividade do fermento se inicia mais rapidamente do que somente jogar o fermento por cima do mosto depois do fermentador estar cheio.

Algumas horas depois Domingo as 11:30 quando fui olhar o fermentador, a fermentação estava uma loucura, uma pressão tão forte que a tampa não estava ficando lacrada estava pulando, e derramando, pensei comigo... nossa o que que é isso, já utilizei os fermentos us-05, t-58 mas esse s-33 é novidade pra mim.

Amarrei bem a tampa com o que consegui achar em casa, usei uma faixa de judô do meu filho, um cachecol e um fio de antena kkk, finalmente consegui lacrar bem.

O airlock parecia uma bomba de aquário soltando ar.


A fermentação está ocorrendo na temperatura ambiente, variando entre 19 e 21ºC

Pretendo colocar cacau em pó puro na preparação do primming, 6g por litro, segundo pesquisas fica melhor do que colocar na maturação, o sabor vai ficar mais acentuado.
O café irei acrescentar também no balde de engarrafar, vou fazer o café normal como se fosse para beber, sem adoçar, vou deixar esfriar e acrescentar.

Essa cerveja está prometendo, não vejo a hora!









5 comentários:

  1. Oi Bruno,

    Caraca, "Dubbel Coffee Stout Cocoa Gruit com Rapadura" é algo completamente novo pra mim.
    Interessantíssimo isso ae cara, vou querer provar! ( :
    Incrível como nós cervejeiros caseiros temos maneiras diferentes de executar processos similares. Mas confesso que não entendi o lance do cacau no primming, você vai adicionar cacau + açúcar? ou só o cacau?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Derso, ficou legal esse nome não é mesmo, com certeza vou guardar uma garrafa pra você, é importante a opinião de outros cervejeiros, assim vamos melhorando as receitas.
      O lance do cacau é utilizar o cacau puro 100%, sem açúcar, esse cacau do Padre é 50% cacau e contém açúcar então não serve, adicionar cacau com açúcar mais o açúcar do primming vai transformar as garrafas em bombas.
      Existem outras marcas de cacau, custa R$13,00 200g puro.
      Quando fizer o primming, faz ele normalmente, basta adicionar o cacau puro na preparação do primming, deixe esfriar e mistura na cerveja para engarrafar, pelo menos foi o que Li em um fórum gringo, dessa maneira o sabor do cacau vai ser preservado na bebida, melhor que adicionar na maturação porque ele fica no fundo do maturador e se perde.

      Excluir
  2. Olá Bruno, beleza? Estava procurando por receitas de stout e acabei entrando no seu blog. Pirei nessa sua receita, a cerveja ficou boa? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, infelizmente tive um problema de contaminação e perdi essa leva, pretendo repetir essa receita com algumas modificações. abraço!

      Excluir
  3. Olá amigo, estou com uma receita de belgian dubbel com rapadura e estou quase p engarrafar ela. Pensei em colocar o cacau como vc fez, o que me sugere? Qual problema vc teve na sua?

    ResponderExcluir